A importância da auditoria nos serviços de saúde

Andrew Silva Alfaro (*)

A auditoria em saúde tem como objetivo avaliar os processos realizados em clínicas e hospitais visando a qualidade nos serviços prestados. Ela tem se destacado como o instrumento de gerenciamento e fiscalização eficaz auxiliando o gestor a identificar os erros e acertos dos serviços realizados em cada estabelecimento hospitalar.

O controle da gestão e a qualidade dos serviços e produtos de saúde nas instituições é um fator fundamental para uma administração eficiente sendo uma necessidade técnica e social, e a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica das organizações.

A auditoria em serviços de saúde é executada através de normas técnicas e administrativas, regras de utilização e prestação dos serviços, tabelas de procedimentos, além de protocolos técnico-científicos que visam orientar as boas práticas dentro da instituição ao qual será realizada a auditoria.

Quem realiza a auditoria deve conferir se os processos realizados dentro de um hospital ou clínica estão alinhados com o planejamento da instituição. Desta forma é imprescindível que esse indivíduo comprove seu conhecimento na área sendo necessário, além da formação, o conhecimento dos procedimentos inerentes a auditoria.

A auditoria em serviços de saúde se tornou essencial na gestão de qualquer instituição da área. A partir do uso correto da auditoria em saúde os responsáveis pela organização podem definir como obter um melhor aproveitamento dos recursos financeiros designados para a melhoria dos sistemas e suporte aos usuários, garantindo assim os princípios fundamentais de qualidade e atendimento.

A auditoria pode ser realizada a partir da equipe interna ou através da contratação de uma empresa especializada. A auditoria interna pode ser feita em ciclos, de forma planejada e constante. Já a auditoria externa é aplicada para identificar problemas específicos. São exemplos de aplicações a análise de novas ferramentas, a preparação para expansão e outras.

*Andrew Silva Alfaro é professor (tutor) nos cursos de Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.