Consumo consciente e moda circular são tendência e lojas miram em shoppings centers

Dados apontam que 27% dos guarda-roupas dos consumidores terão um item de segunda mão em 2023

Muito além de escolher marcas que tenham uma produção sustentável, o consumo consciente tem a ver com repensar o uso das próprias peças no dia a dia e o impacto na sociedade. Dessa maneira, roupas que não são mais utilizadas podem ter um novo destino: brechós.

De acordo com uma pesquisa da consultoria internacional Boston Consulting Group (BCG) para a plataforma Vestiaire Collective, o mercado de peças usadas de luxo representa 2% da receita total do segmento, movimentando de 30 bilhões a 40 bilhões de dólares por ano. A mesma consultoria realizou uma projeção que apontou que em 2023 27% dos guarda-roupas dos consumidores terão um item de segunda mão.

Em outubro de 2021, Bruna Arioli abriu o Madame de Garimpo, um brechó focado em peças de luxo. Mas o crescimento foi tanto e tão rápido que houve a necessidade de expandir o negócio. A proprietária conta que percebeu uma mudança de comportamento das pessoas em relação ao consumo, principalmente no período de pandemia. A procura estava aumentando e ela via que esse mercado estava crescendo.

A sua segunda unidade está no piso L2 do Shopping Crystal. Entre as peças estão roupas, sapatos, bolsas e acessórios de marcas que vão desde Louis Vuitton, Carmen Steffens a Michael Kors. Os produtos têm uma seleção exclusiva e os preços são bastante atrativos por se tratarem de artigos de luxo.

Ela queria que o Madame Garimpo estivesse dentro de um shopping para justamente quebrar o estigma em torno de brechós. “Estar dentro de um shopping de renome, com uma história tão bacana está sendo muito importante para o negócio. Desde o dia da inauguração, tudo foi surreal. Temos ganhado visibilidade, credibilidade e autoridade. Estar no Shopping Crystal está abrindo portas para nós, além de trazer novas clientes. Acredito que juntos só temos a crescer, assim como esse mercado”, afirma a Arioli.

Para a coordenadora de marketing, Rafaela da Rocha, compor o mix com um brechó é pensar em uma tendência que deve permanecer no futuro, além de ser muito interessante para os clientes. “Conseguimos colocar à disposição dos nossos visitantes diferentes conceitos de compras. Isso é muito importante para o mix de lojas, já que é possível formar uma composição com o que é novo e uma peça de garimpo, tornando a experiência mais exclusiva”, argumenta.

Serviço

Shopping Crystal
R. Comendador Araújo, 731 – Batel, Curitiba – PR, 80420-000
Redes sociais: @shoppingcrystal
Site: www.shoppingcrsystal.com.br
Horário: 10h às 22h
Telefone: (41) 3883-3000

Contatos de Imprensa

Grupo Excom

Erica Hong | (41) 9 997433-89 | [email protected]

Julia Nascimento | (41) 9 9226-4556 | [email protected]

Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | [email protected]