Contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças e bem-estar de todos

Contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças e bem-estar de todos

Doses de natureza são fundamentais para compensar o estilo atual das crianças, que estão cada vez mais imersas na era tecnológica, e com menos espaço e tempo para brincadeiras. Também existem outros fatores externos para contribuírem com este distanciamento: um deles, é a expansão urbana. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 84% dos habitantes do Brasil vivem na zona urbana.

A relação com o meio ambiente desde a infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais, como por exemplo, melhora na saúde física e mental, melhora na aprendizagem e no desempenho escolar, aumento da criatividade, melhora no desenvolvimento do sistema imunológico e ajuda a apurar os sentidos. Especialmente em tempos de pandemia, muito foi tirado da rotina, não só das crianças, mas de todos ao redor do mundo e agora, aos poucos, já é possível reconquistar atividades que fazem bem para o corpo e para a mente.

Medidas simples podem evitar o que já é conhecido como “Síndrome de déficit de natureza”

Quando as crianças estão junto à natureza, elas se sentem mais livres, e por isto, os sentidos e as habilidades são estimulados e desenvolvidos. Elas têm mais espaço para brincar e para explorar, além de fazerem descobertas que só o meio ambiente pode oferecer. Por isto, acabam crescendo mais saudáveis.

Aproveitar este tempo em contato com a natureza, ajuda a expandir os horizontes dos pequenos e ajuda a entender melhor como as coisas e o mundo funcionam. Ensinar sobre ecologia para as crianças, é importante para que elas sejam mais cuidadosas com o meio ambiente e também para que entendam a participação delas na criação do amanhã. Por isso, não é só a natureza que é importante para as crianças, elas também são importantes para a natureza, pois são o futuro, e desde pequenos, precisam compreender o papel do meio ambiente na vida cotidiana. Assim, vão cuidar, proteger e preservar os bens naturais, garantindo o próprio bem-estar.

Criança e natureza é uma combinação perfeita e para quem mora em Curitiba ou região, a Estância Hidromineral Ouro Fino é uma excelente opção para aproveitar este momento especialmente por ser um passeio seguro durante a pandemia. O espaço segue todos os protocolos de segurança e permite que as famílias tenham momentos especiais de conexão com a natureza em um cinturão verde com mais de 6 milhões de metros quadrados. São diversas atrações para aproveitar e desconectar da cidade grande.

A Estância funciona de terça a domingo das 9h às 17h e fica há menos de uma hora de Curitiba, conta com 7 trilhas diferentes, fontanários de água mineral natural, bosque, um mantenedor de animais silvestres que foram resgatados por órgãos competentes e que não tem condições de voltar para o habitat natural, lagos, mirantes e churrasqueiras. Além disso, tem também as piscinas de água mineral natural e a Cascata dos Amores, mas estas permanecem fechadas para banho neste período.

Para garantir melhor experiência e oferecer segurança aos visitantes, todos que acessarem a Estância devem passar  por medição de temperatura e permanecer de máscara durante toda a vista. Além disso, o parque segue operando com número reduzido de pessoas, sendo assim, para garantir a entrada e a churrasqueira, a recomendação é comprar os ingressos antecipadamente pelo site: aguasourofino.com.br/estancia-ouro-fino.

O ingresso custa R$ 25 para adultos (entre 13 e 59 anos), R$ 12 para crianças (entre 4 e 12 anos). Para maiores de 60 anos e menores de 4 anos, o ingresso é cortesia.

Serviço:

Estância Hidromineral Ouro Fino

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h das às 17h

Endereço: Estrada Ouro Fino, s/n, Campo Largo – PR (acesso por ônibus a partir do Terminal de Campo Largo, com a linha 107 Bateais)