Dicas para se sair bem em Língua Inglesa no Enem 2021

Dicas para se sair bem em Língua Inglesa no Enem 2021Vocabulário, gramática, interpretação de texto. Todos esses fatores precisam estar afiados para que os estudantes possam responder bem às questões de Língua Inglesa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Mas, a poucos dias da prova, quais desses aspectos precisam ser mais trabalhados? Como a preparação pode ser potencializada até o próximo domingo, 21?

Para a assessora da área de Língua Inglesa do Sistema Positivo de Ensino, Patrícia Furuie, o mais importante neste momento não está necessariamente nos livros didáticos. “O foco nessa reta final deve ser um contato maior com a Língua Inglesa. Isso pode ser feito por meio de cartuns, letras de música, filmes, textos diversos, entre outros”, afirma. Ela explica que essa preparação mais ampla ajuda a aumentar a compreensão do idioma, o que é fundamental para o Enem. “Lembre-se de que o Enem não cobra conhecimentos específicos em Língua Inglesa, mas sim a interpretação de diferentes textos.”

Aumentando o repertório

Diferentemente do que ocorre em outros testes de idiomas, a prova de inglês do Enem é toda baseada em interpretação de texto. Por isso, de acordo com Luiz Fernando Schibelbain, gerente de conteúdos do PES English, a habilidade de leitura é o que precisa receber atenção. “O conhecimento de vocabulário e funções textuais é de grande valia para uma compreensão acertada. Para treinar, é recomendável ler livros, revistas, sites, blogs e jornais, tudo em inglês, mas sem se preocupar demais com o entendimento de palavras isoladas”, explica.

Outra ferramenta útil para esse estudo é a música. Ouvir e traduzir canções, além de divertido, também ajuda a construir repertório para o exame. Em termos de gramática, o estudante deve dar “especial atenção a tempos verbais, substantivos contáveis e incontáveis, e preposições”, diz o especialista. Por fim, também é preciso “estar em dia com os temas atuais de interesse social, político, econômico e cultural, o que é muito relevante para poder ter conhecimento prévio ao se deparar com material envolvendo esses assuntos”.

Dicas rápidas para quem quer arrasar em Língua Inglesa

Patrícia ressalta que, durante o Enem, ter em mente algumas dicas práticas pode ajudar a fazer a prova com mais tranquilidade e dentro do tempo estabelecido.

  1. A primeira coisa que o estudante deve fazer ao iniciar a prova é ler com atenção o comando da questão e as alternativas disponíveis para resposta. Só depois ele deve fazer a leitura do texto-base. Assim, será mais fácil extrair do texto apenas as informações necessárias para responder à questão.
  2. Preste atenção ao título à fonte do texto-base. Essas informações são preciosas e podem contribuir muito para escolher a alternativa correta.
  3. Não perca tempo traduzindo cada palavra do texto, porque isso não é o mais importante e não será cobrado na questão. O que realmente importa é compreender o contexto do que está escrito ali.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.