Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná volta ao formato presencial neste sábado

Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná volta ao formato presencial neste sábado

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove neste sábado (11), a quinta edição da Flibi, a Festa Literária da Biblioteca. A programação — que acontece a partir das 10h e termina no final da tarde, com um show da Banda Mais Bonita da Cidade — é gratuita e conta com atrações para adultos e crianças nas áreas de literatura, música, cinema e artes gráficas. Realizado de acordo com todos os protocolos atuais anti-Covid, o evento anual marca a retomada dos projetos culturais presenciais da BPP, adaptados para as plataformas online no início da pandemia.

“A ideia é festejar. Por tantos motivos, precisamos festejar a arte, o livro, a leitura, a literatura e a cultura de modo geral, fundamentais para nossas vidas. Reunindo num único dia tantos talentos e promovendo várias áreas artístico-culturais, reforçamos a vocação da Biblioteca Pública de, além de lugar da leitura, inestimável centro cultural”, diz Luiz Felipe Leprevost, diretor da BPP.

Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná volta ao formato presencial neste sábado

Veja a programação completa da 5ª Flibi:

10h — Projeto Cine Pipoca: exibição da animação Procurando Dory (2016) e distribuição de pipoca para o público

11h30 — Cantateca + Brincadeiras na Rampa: apresentação do coral da BPP, formado por crianças e adolescentes, seguida de atividades infantis na entrada do prédio.

13h30 — Por que Você Deve Ler Hoje?: palestra ministrada pelo professor Guilherme Shibata, coordenador de literatura da rede de colégios Bom Jesus e um dos criadores do canal do YouTube Palavrão. Em um mundo repleto de entretenimento e distrações, qual o espaço para a leitura? Existe a possibilidade de alguém ainda se apaixonar por um livro e seus personagens? Partindo destes e outros questionamentos, Shibata propõe uma reflexão acerca do leitor e da leitura nos dias atuais.

15h — Roda de Poetas: autores em ação falam seus poemas (com a participação de Julia Raiz, Paulo Venturelli, Fátima Ortiz, Richard Roch, Poeta Gabriela e Kenni Rogers).

16h30 — A Banda Mais Bonita da Cidade: o grupo curitibano, atualmente preparando seu quarto álbum de estúdio, faz seu primeiro show presencial desde o início da pandemia.

Curitiba Cultural — Reabertura da mostra, interrompida em virtude do lockdown, com trabalhos assinados pelo coletivo de artistas Urban Sketchers. São desenhos produzidos na rua e que retratam espaços como Museu Oscar Niemeyer, Bondinho da Leitura, Solar do Barão, Teatro Guaíra e Museu da Imagem e do Som, além da própria Biblioteca Pública. Durante todo o sábado, integrantes do grupo acompanham a Flibi e produzem registros para as redes sociais da BPP.

Serviço

5ª Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná

Dia 11 de dezembro, sábado, a partir das 10h