Leilão de arte vai arrecadar fundos para custear refugiados ucranianos em Prudentópolis (PR)

Leilão de arte vai arrecadar fundos para custear refugiados ucranianos em Prudentópolis (PR)

Um leilão online beneficente de arte vai arrecadar fundos para ajudar os ucranianos refugiados da guerra e acolhidos em Prudentópolis, no interior do Paraná. Os recursos serão aplicados na manutenção de todas as despesas em torno de moradia, alimentação, vestuário, higiene pessoal, saúde e demais demandas dos refugiados acolhidos.

O leilão oferece 53 obras de autoria da artista plástica Raquel de Andrade. O acervo foi composto  em aquarela e reflete a busca da artista pela esperança de cura e rentabilização do mundo, frente à pandemia do Covid-19, durante seu período mais sombrio, no qual não havia perspectiva de vacina. A semelhança com o momento atual vem da expectativa de paz entre Rússia e Ucrânia.

Não há lance mínimo e todas as pessoas podem participar. O leilão ocorre no dia 17 de maio, a partir das 16h. Para participar, basta fazer um cadastro prévio no site da Kronberg Leilões. O leilão será comandado por Helcio Kronberg.

“Todos os ucranianos que foram acolhidos em Prudentópolis serão ajudados pelo valor gerado a partir do leilão durante um ano. Essas moradias precisam ser mais do que um teto, devem representar um lar para quem os perdeu de forma tão violenta, em meio a uma guerra”, diz a artista.

As obras

Leilão de arte vai arrecadar fundos para custear refugiados ucranianos em Prudentópolis (PR)

As pinturas de Raquel de Andrade foram feitas em aquarela e produzidas durante o período mais crítico da pandemia, quando a artista precisou ficar isolada por quase dois anos.   “Todo o acervo foi composto em um momento em que precisei encarar todas as datas festivas sozinha no meu apartamento, longe da minha família. Elas refletem uma busca pessoal por esperança durante um contexto muito obscuro. Justamente por isso elas foram destinadas a dar suporte para os ucranianos”, explica.

Prudentópolis, localizado a 200 quilômetros de Curitiba,é conhecida como a cidade mais ucraniana do Brasil. A cidade de 52 mil habitantes tem hoje cerca de 80% de sua população formada por descendentes de ucranianos, e por causa do isolamento e forte religiosidade carrega  costumes dos antepassados vindos da região ocidental da Ucrânia ainda no século XIX.

Serviço

Leilão beneficente em prol dos refugiados ucranianos em Prudentópolis

Data: 17/05, às 16h

Onde: Na plataforma de leilões www.kronbergleiloes.com.br

Sobre Helcio Kronberg 

Leiloeiro público oficial com 22 anos de experiência na área, com sólida formação e experiência nas áreas de gestão e jurídica. Dirigente de instituição de Ensino Superior e docente da  Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito. É autor de vários livros, além de jurisconsulto com várias titulações acadêmicas. Desde 2018 faz parte do rol dos leiloeiros mais notáveis do Brasil. Para mais informações basta acessar: https://www.kronbergleiloes.com.br/