Livro “Meus dentinhos preciosos” ensina pais e filhos de forma lúdica e divertida

Criado por três dentistas e um escritor ilustrador, a obra de 80 páginas é vendida pela internet.

Livro “Meus dentinhos preciosos” ensina pais e filhos de forma lúdica e divertida Como falar para pais e filhos de forma divertida e lúdica sobre temas importantes como escovação, cárie, dentes de leite e permanentes, traumas, protetor bucal e a questão de chupar chupeta e dedo? Para responder a esta questão, três dentistas e um escritor ilustrador acabam de lançar o livro “Meus dentinhos preciosos” (Ilustre Editora, 80 páginas).

Criado sob a orientação da professora de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, Dra. Angela Scarparo (CRO-RJ 37463), com conteúdo das doutoras Suelen Barcellos (CRO-RJ 43336) e Thuanny Coutinho (CRO- RJ 42443), roteiro e desenhos do Pedro de Luna, o livro é dividido em seis histórias tendo personagens da mesma turminha como protagonistas.

A obra começa com “O dentinho do Bruninho” com o menino jogando futebol e perdendo um dente da frente, segue com “Meus dentinhos preciosos” onde Julia e Marina aprendem a escovar os dentes direitinho, e “A fase do Patinho Feio”, período em que as crianças de 8 a 11 anos trocam os dentes de leite pelos permanentes.

A quarta história, “Chupeta e dedo”, começa com a Marina dando um flagrante no Chico e aborda o tema de forma educativa e respeitosa. Na sequência, “Os presentes da Bia” aborda cuidados diários a partir de sangramentos na gengiva. O livro termina com “Dente de leite” a partir do susto que o Bruninho levou quando o dente pulou fora da sua boca no meio da escovação. Ao final de cada história, há um resumo com as principais dicas e orientações sobre o tema abordado naquele capítulo. “Crianças de todas as idades podem ler”, frisa a Dra. Angela.

E tem mais: “Meus dentinhos preciosos” foi impresso em formato A4, em preto e branco e com papel grosso, criado para as crianças lerem e pintarem depois. Segundo Pedro de Luna, “quanto mais a criança rabisca, pinta, desenha cenários e personagens, ela se apropria da obra, mais o livro faz sentido pra ela”. A professora corrobora: “Existem algumas publicações como esta, mas não para colorir e tornar o processo de aprendizagem dinâmico. Acreditamos que a criança dando vida às personagens, através das cores, seja uma forma de tornar a historinha mais próxima da sua realidade.”

Uma curiosidade é que além das três dentistas – Suelen é cirurgiã-dentista e atua na área da Endodontia, enquanto Thuanny é especialista em Ortodontia e em Dentística – o desenhista e escritor também se formou na UFF, no caso em Comunicação Social.

Paulista que fez de Nova Friburgo sua casa, Angela Scarparo é cirurgiã-dentista por formação, cursou Mestrado em Materiais Dentários (FOP/UNICAMP) e Doutorado em Odontopediatria (UFSC). Professora por vocação, desde 2009 é professora da Universidade Federal Fluminense. Em 2010, tornou-se Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET), onde este livro foi concebido:

“Este livro reflete um trabalho acadêmico desenvolvido por uma professora e duas acadêmicas do Curso de Odontologia da UFF (Nova Friburgo), bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), com as ilustrações do Pedro de Luna. As historinhas contextualizam as principais dúvidas que recebemos no consultório odontológico. Esperamos que as crianças e seus responsáveis aproveitem a leitura!”

 “Meus dentinhos preciosos” pode ser adquirido direto com o autor por R$ 50 pela página /colecaoconteumahistoria no Facebook e Instagram ou pelo e-mail [email protected] 

Dentistas e clínicas que desejarem adquirir quantidades maiores para presentear os seus clientes, inclusive com a opção de personalizar a obra, também podem fazer o pedido com condições especiais.