Medianeira recebe apresentação de choros e serestas na próxima sexta-feira

Projeto Bravíssimo Concertos volta à cidade após dois anos sem apresentações presenciais

Na próxima sexta-feira (10), às 19h, Medianeira recebe a décima apresentação do projeto Bravíssimo. A nova edição tem como tema “O Nascimento da Música Popular Brasileira” e terá a presença dos músicos Julião Boêmio, Renan Bragatto, Vinícius Chamorro, Maryanne Francescon e Ricardo Salmazo, tocando sucessos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Com apresentação da especialista em formação de plateia de música clássica, Liana Justus, o concerto acontecerá no Parque 25 de julho com entrada gratuita. Também haverá transmissão ao vivo pelo endereço https://www.facebook.com/bravissimoconcertos

Interrompido pela pandemia em 2020, desde abril de 2019 a cidade de Medianeira recebe uma série de concertos didáticos e oficinas de música para alunos e professores da rede pública com o objetivo de formar plateia e desenvolver o senso crítico musical.

O idealizador do projeto e diretor da Unicultura, Ricardo Trento, comemora a volta das apresentações presenciais. “É com muita alegria que retornamos à Medianeira. A volta do público aos espetáculos culturais é uma verdadeira celebração da vida depois dos momentos difíceis que toda sociedade passou”.

Os músicos – Nascida em Medianeira, Maryanne Francescon coleciona premiações como acordeonista. Iniciou seus estudos na gaita ponto aos 8 anos de idade. É bacharel em Música pela Unila – Universidade Federal da Integração Latino Americana (2017). Foi solista da orquestra Ladies Ensemble entre 2014 e 2018.

Destaque na cena da MPB, Julião Boêmio já tocou cavaquinho com Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Lenine. Ele e o multi-instrumentista Renan Bragatto são professores do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, sendo presenças garantidas nas rodas de choro da cidade.

Crédito da foto: Brunno Covello

No violão de sete cordas, Vinícius Chamorro também é músico requisitado por grandes nomes da música e membro da Orquestra à Base de Cordas de Curitiba, com Boêmio e Bragatto.

Na percussão, o pandeiro de Ricardo Salmazo, integrante dos principais projetos e grupos de samba da capital do Paraná.

Sobre o Bravíssimo – Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Frimesa, da Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Medianeira, Rede Costa Oeste de Comunicação e Publicar Painéis, o projeto fomenta a música clássica instrumental por meio de uma programação anual de concertos.

Os espetáculos acontecem em continuidade ao projeto da compra de um piano para a cidade de Medianeira, cujos objetivos estão focados em oferecer uma nova proposta cultural, com programação e formação de plateia. As apresentações são concertos didáticos que levam à população informações relevantes do segmento clássico musical.

Serviço:
Projeto Bravíssimo Concertos
Apresentação para estudantes e professores da rede municipal de ensino – contrapartida social do projeto, com apresentação dos músicos + palestra show da Liana Justus: O Nascimento da Música Popular Brasileira.
Data: quinta-feira 09 de Dezembro 2021 – 15h e sexta-feira 10 de Dezembro 2021 – 10h
Local: CPC Arandurá – Av. Brasil, 1677 – Centro, Medianeira – PR
Agendamento: (45) 3264-8674
Importante: os protocolos de segurança sanitária serão respeitados.

Apresentação principal
Data: 10 de Dezembro 2021 – 19h
Local: Parque 25 Julho em frente à Prefeitura de Medianeira*
Endereço: Av. José Callegari 647 – Bairro Ipê
Aberto ao público em geral
Traga a sua canga ou a sua cadeira e venha desfrutar de boa música ao ar livre.
Importante: os protocolos de segurança sanitária serão respeitados.

*em caso de chuva o concerto será realizado no CPC Arandurá